10 Dicas de Como Desamassar Chapéus

Tipos de Chapéus Panamá - Quais e Quando Utilizar?
Tipos de Chapéus Panamá – Quais e Quando Utilizar?
13 de agosto de 2018

10 Dicas de Como Desamassar Chapéus

5 (100%) 1 vote

10 Dicas de Como Desamassar Chapéus

Que os chapéus são acessórios que dão um “Up” em qualquer look todos já sabem, eles vão bem em qualquer ocasião, social ou informal, há sempre um modelo certo para o seu gosto.

O que nem todos sabem, é como desamassar chapéus que foram “castigados” por algum motivo, seja durante o transporte esmagado em uma mala ou guardado em uma gaveta apertada, uma coisa é certa, se seus adereços forem mal armazenados eles irão amassar.

Chapéus de alta qualidade, como um Fedora, Panamá ou Pork Pie demandam cuidados especiais, muitos modelos são confeccionados à mão e são mais maleáveis, o que transmite um ar característico ao ornamento e permite que muitos modelos sejam dobráveis, e por sua vez mais fáceis de transportar.

10 Dicas de Como Desamassar Chapéus

  • 1.Reserve um Pano Limpo – Uma toalha de rosto, ou um pano de material parecido é o ideal;
  • 2.Umedeça – Umedeça levemente o pano;
  • 3.Desamasse com a Mão – Tente moldar e desamassa o chapéu com a mão o máximo possível;
  • 4.Coloque o Chapéu em uma Superfície Plana – Uma mesa ou taboa de passar, preferencialmente branca ou incolor para não passar a coloração para o chapéu;
  • 5.Preencha a Copa – Encha a copa do chapéu, com um pote (se for arredondada) ou cartolina (se for quadrada);
  • 6.Utilize o Ferro de Passar Roupas – Aqueça o ferro em temperatura adequada para o tipo de material, relativamente quente;
  • 7.Passe o Ferro na Aba – Pressione o ferro sobre a aba do chapéu leve e uniformemente, esse processo precisa ser feito sem pressa;
  • 8.Sobre a Copa – Se necessário, coloque o pano úmido na copa do chapéu, procure fazer o mínimo de pressão possível;
  • 9.Secagem – Deixe o chapéu secar naturalmente, dependo do modelo e composição a forma de secagem pode ser diferente, fique atento;
  • 10.Outras Maneiras – É possível desamassar chapéus com uma passadeira à vapor, ou com uma chaleira com água quente, isso facilita na modelagem do apetrecho.

O processo em si não requer muitos matérias nem experiência, o fundamental é ter cautela com o uso do ferro de passar e tomar cuidado com a coloração do pano e da superfície em que o chapéu será colocado para não correr o risco de soltar tinta e manchar seu acessório.

Então, tão importante quanto saber como desamassar chapéus, é saber como guarda-los corretamente, pois mesmo quando bem armazenados e bem transportados eles ainda podem amassar, essas intempéries podem acontecer, quer você queira ou não. Siga este passo a passo básico para guardar e levar seus modelos à qualquer lugar.

Primeiramente, com as mãos, dobre para baixo a aba do chapéu, em seguida coloque a mão por dentro do chapéu e levante o topo, formando uma espécie de touca, então segure o chapéu em diagonal e comece a enrolar.

O ideal é possuir um case adequado para transporte, pois assim as chances de amassados diminuirão consideravelmente. Para acomodar seu chapéu em casa, basta disponibilizar um local plano preferencialmente sem nenhum objeto pressionando o acessório.

Gostou das dicas para conservação de chapéus? Acompanhe o blog Chapéus 25 para saber mais sobre essas e outras dicas.

Promoção de Inverno com Até 60% de Desconto

Já estamos no inverno e a Chapéus 25 preparou uma promoção incrível de chapéus para o inverno, são diversos modelos para suportar com elegância esses dias mais frios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *