Houve uma época em que o chapéu era um acessório quase que indispensável no visual tanto de homens quanto de mulheres. Sinônimo de elegância e ao mesmo tempo estilo, o chapéu era previamente pensado para ser usado junto com a roupa. Especialmente entre as décadas de 20 e de 60, os chapéus viveram sua era de ouro. Para ocasiões mais formais, modelos como cartolas, chapéu fedora e pork pie combinavam com trajes mais sociais, enquanto que a leveza do dia-a-dia pedia modelos como o chapéu panamá e o chapéu palheta.
Se você ainda acha que usar chapéu é coisa do passado, melhor rever seus conceitos. Eis a boa notícia: eles voltaram com tudo! De estrelas pop da música a atores de televisão, os chapéus estão por toda parte e se incorporaram na cultura moderna como acessório que imprime estilo. Se você também acha a peça um charme mas não sabe como e nem quando usá-la, eis algumas dicas de como usar chapéu no dia-a-dia:
Durante muito tempo o chapéu foi considerado um acessório formal, reservado a ocasiões mais especiais ou a pessoas com maior poder aquisitivo. Pois bem, isso caiu por terra! Hoje em dia as pessoas, especialmente os mais jovens, incorporaram o chapéu ao estilo urbano e informal. Dito isso, a primeira dica para o uso do chapéu é: enxergue-o como seu aliado de estilo. Não tenha medo de usar a peça por achar que ela não combina com você. Não é o chapéu que veste a pessoa, é a pessoa que veste o chapéu.
Eexistem diversos modelos de chapéu (Panamá, Fedora, Coco, Floppy, Pork Pie, Country, Clochê) – de tamanhos, tecidos e texturas diferentes. As cores também variam muito. Ao procurar um chapéu, analise com cuidado os modelos e escolha aquele que mais reflete quem você é. Se estiver na dúvida em relação a cor, serve aquela máxima: preto combina com tudo. Eis algumas dicas em relação a modelos:
Se você tem um rosto pequeno e usa um Fedora, por exemplo, corre o risco de ser ofuscado pela peça. De modo similar, se você tem um rosto muito largo e usa um modelo Coco, as chances de errar são grandes. Não tenha medo de experimentar. Prove vários modelos de chapéu antes de escolher, sempre se atentando se você está vestindo a peça ou se é ela quem está te vestindo. Um chapéu precisa destacar seu rosto, não ofuscá-lo. Essa é uma dica valiosa de como usar chapéu no dia-a-dia.
Por muitas décadas usar chapéu em ambientes fechados era considerado sinônimo de desrespeito. Com a resignificação do uso da peça, isso não chega mais a ser uma regra, mas cabe bom senso. Não adianta tentar criar um look com o uso de chapéu para ir trabalhar se sua empresa não permite tal coisa. O uso da peça em ambientes como restaurantes, cinemas e teatros também pode não ser uma boa pedida, especialmente se o modelo do chapéu for grande.
O maior segredo tanto para acertar no uso do chapéu quanto do look é desenvolver um olhar que preza pela harmonia. O chapéu já é uma peça chamativa, por isso cabe evitar o uso de muitos acessórios, por exemplo. Além disso, a cor do chapéu também precisa ser levada em consideração ao harmonizá-lo com o look. Um chapéu claro com um look totalmente escuro irá atrair toda a atenção para a peça, assim como um chapéu escuro com uma roupa clara também irá evidenciar o chapéu. Se vai usar roupas pretas, que tal um chapéu marrom? Continuará harmônico sem o risco de ofuscar ou evidenciar demais o chapéu.
Se chapéus hoje em dia são sinônimo de estilo, muito disso se deve ao fato de que pessoas usam a peça porque isso diz algo sobre elas. A melhor dica possível de como usar chapéu no dia-a-dia é: deixe que o modelo de chapéu que você escolheu usar diga algo sobre você, algo que você queira que seja dito. Não tenha medo de incorporar o chapéu a sua vida, ele pode ser um ótimo aliado na busca por um estilo único que te defina.
Acesse o site da Chapéu 25e confira diversos modelos de chapéu com preços em conta, material de qualidade e muito estilo. E não deixe de conferir muitas outras dicas de uso de modelos de chapéus no blog da Chapéus 25.