A moda e o cinema sempre estiveram muito ligados, existem muitos clássicos que ficaram famosos por conta do cinema. E alguns chapéus também foram imortalizados por causa de filmes e séries.
Um dos personagens mais icônicos de Charlie Chaplin foi Carlitos. Bengala, terno e um chapéu coco (bowler ou derby, se preferir o inglês). A presença dele atravessou o século e sendo assim a peça segue vivendo no imaginário e na cabeça de muita gente.
Os chapéus de Clint Eastwood eram feitos para emprestar dignidade, força, poder e o que mais fosse necessário aos seus personagens. Então, por causa disso virou um clássico desse estilo de filme.
Outro personagem que deixou o chapéu coco em alta foi Alex Delarge, o protagonista do filme Laranja Mecânica. O chapéu até então tinha como referência os personagens de Charlie Chaplin, sempre simpáticos e bons mas o cineasta Stanley Kubrick decidiu colocar esse chapéu no personagem para as pessoas verem que apesar de usar um chapéu “simpático” o personagem fazia coisas terríveis. Esse fatodeixava o ditado “as aparências enganam” bem real.
A serie Breaking Bad é um dos maiores sucessos dos últimos anos e junto com ela quem voltou a fazer sucesso também foi o chapéu Pork Pie, o modelo é usado pelo personagem Heisenberg (Walter White) em algumas cenas e assim ele ganhou visibilidade de novo.
Talvez esse seja um dos chapéus mais conhecidos, Indiana Jones não tirava seu modelo da cabeça e todos queriam um modelo igual. E talvez você não saiba, mas esse é um modelo fedora feito no Brasil, a empresa de Campinas responsável pela fabricação do modelo já confeccionou mais de 500mil unidades desde que o filme foi lançado.
Outra chapéu muito conhecido é a cartola usada pelo Willy Wonka no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. A primeira aparição do personagem foi em 1971, com o ator Gene Wilder e anos mais tarde, em 2005 o personagem foi interpretado pelo ator Johnny Deep. As cartolas que até então eram super ligadas aos mágicos ganhou uma nova conotação.
“O Poderoso Chefão” é um dos maiores clássicos do cinema, o filme tem mais de 40 anos e ainda assim é muito famoso e adorado. O modelo de chapéu que aparece na trilogia é o Fedora Homburg, um fedora com as abas um pouco menores e levemente curvadas para cima.
O Zorro foi um personagem criado em 1919 e desde então vários filmes foram feitos. Ele usa uma caracterização inconfundível, capa, mascara, espada e claro, um chapéu palheta.
O vilão da serie “A hora do Pesadelo” apareceu usando um modelo Fedora pela primeira vez em 1986. E desde então Freddy Krueger se tornou um dos maiores vilões dos filmes de terror e imortalizou o chapéu fedora.