8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Blocos de Carnaval – 2020
17 de fevereiro de 2020
Como usar Panamá Colorido
10 de março de 2020

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março virou o Dia Internacional da Mulher, mas você sabe a razão dessa data? Ao contrário do que muitos pensam, não é uma data para ser comemorada, é uma data em memória da luta feminina pelos direitos iguais.

A origem da data geralmente é associada ao incêndio que aconteceu no ano de 1911 na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist. O acidente matou 146 trabalhadores, sendo 125 mulheres. Mas na verdade a origem do Dia Internacional da Mulher vem de antes.

A primeira manifestação das mulheres, ocorreu em 1908 nos Estados Unidos, e no ano seguinte ela se repetiu. As mulheres revindicavam o direito do voto e melhores condições de trabalho.

Simultaneamente na Europa as mulheres também estavam nas ruas pedindo melhores condições de trabalho, que eram bem precária, as manifestações passaram então a ser anuais.

Enquanto isso em 1917 na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e também contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.

Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Alguns anos depois, o ano de 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas.

Tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Porém atualmente considera-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tenha tido o seu sentido original parcialmente diluído, adquirindo frequentemente um caráter festivo e comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *