Uma caminhada diária de 30 minutos pode trazer muitos benefícios, além de queimar calorias, a atividade física mantém a mente zen, controla a fome, melhora o humor, ajuda a criatividade e possibilita um sono regulado.
Para alcançar todos esses benefícios é preciso ter uma caminhada confortável, com um tênis e roupas adequadas, um protetor solar para pele e claro, um chapéu.
Para as situações do dia a dia costumamos utilizar os chapéus paradar um toque especial no nosso visua. Porém, quando falamos da prática de esportes, dificilmente associamos o acessório às caminhadas.
Mas não deveria ser assim, já que o uso do chapéu para caminhada é muito importante, pois além de proteger a cabeça, sem prejudicar a respiração do couro cabeludo também ajuda a proteger os olhos e o rosto dos raios solares.
Cada local, clima e intensidade de exercicio requer um tipo específico de chapéu, por esse motivo separamos os modelos ideais para cada tipo de caminhada.
A viseira é uma evolução do boné, uma versão do famoso acessório que não possui a parte da copa e protege tanto os olhos quanto o rosto dos raios UV. Elas são ótimas para caminhadas, pois são acessórios leves, é muito comum ver pessoas utilizando-as para caminhar em praias ou parques. Elas também são muito utilizadas por jogadoras de vôlei de praia, corredoras, golfistas e tenistas.
O chapéu de palha, apesar do aspecto mais delicado é um ótimo acessório para caminhadas leves, onde o intuito é curtir o local. É um chapéu leve, que possibilita a “respiração” do couro cabeludo, visto que o ar é capaz de circular por toda a cabeça.
Os bonés são clássicos que sempre foram utilizados para a proteção contra os raios de sol. Em esportes ao ar livre, como no beisebol, o boné é fundamental para que a claridade não atrapalhe os jogadores. Esse acessório se adapta a diversos tamanhos de cabeça e é muito prático.
Esses chapéus, possuem abas largas que cobrem toda a cabeça e uma proteção na parte de trás que se estende até os ombros, excelente contra insetos, ideal tanto para atividades na natureza.
Além dos modelos específicos, cada clima e local requer um modelo ideal, para dias quentes, um modelo mais leve é o melhor enquanto nos dias mais frios o ideal é um chapéu que proteja do vento.
Existe também diferenças quanto ao local, as exigências de uma caminhada na mata e uma na cidade são totalmente diferentes.