Chapéu Pork Pie
28 de abril de 2020
Como levar chapéus em viagens
12 de maio de 2020

Como limpar e cuidar de um chapéu

Você sabe como limpar e cuidar de um chapéu de feltro? O chapéu é um acessório delicado e exige alguns cuidados para manter sua beleza durante os anos.

Manuseio

É importante sempre manusear os chapéus com as mãos limpas, evite pegar o acessório com as mãos oleosas ou muito sujas. Quando o chapéu não estiver sendo usado sempre pegue ele pela parte de baixo da copa, quando o acessório está sendo usado pegue ele com delicadeza pelas abas, tomando cuidadando para não amassar ou dobrar.

Guardando o chapéu

O ideal é guardar seu chapéu numa caixa, longe do calor (que pode deformar seu acessório) e da umidade. Também não é recomendado colocar objetos pesados em cima do chapéu, pois pode deformar a copa dele.

Limpando chapéu de feltro

Primeiramente passe uma escova macia por todo o chapéu, faça isso com a escova sempre no mesmo sentido. Essa primeira etapa vai tirar os resíduos de sujeira.

Após isso use um removedor de fiapos ou uma fita adesiva para remover a poeira e pelos que ficam grudados no feltro.

Você pode finalizar a limpeza passando um pano limpo e seco por toda extensão do chapéu.

Removendo manchas

Caso seu chapéu esteja com uma mancha de sujeira você pode remover usando uma borracha ou esponja de maquiagem limpa.

Para tirar manchas de gordura você pode colocar um pouco de amido de milho sob a mancha, esfregue delicadamente e espere cerca de 5 a 10 minutos, após esse tempo passe um pano limpo e veja se a mancha saiu.

Caso a mancha continue aparecendo o ideal é usar um removedor de manchas, mas fique atento a etiqueta do produto para ver quais tipos de componentes quimícos podem ser usados para a limpeza.

Removendo suor

Para remover o suor que fica acumulado na carneira do chapéu o ideal é virar ela para fora e deixar secando durante a noite naturalmente, assim o feltro não irá absorver a oleosidade. Caso você acha necessário você pode limpar a carneira com uma solução de água e detergente com uma escova de dentes, só tome cuidado para não molhar o feltro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *