Não importa a estação do ano, o chapéu Panamá é um ícone de moda, devido a sua versatilidade e status.
O chapéu Panamá é um ícone de estilo. Conhecido mundialmente, é muito usado no verão, mas hoje em dia podemos encontrá-los em looks o ano todo.
Originalmente, o modelo é fabricado artesanalmente no Equador com a famosa palha toquilla, mas já podemos encontrar modelos de chapéu panamá com materiais similares, como palha sintética ou celulose.
5 Dicas Para Reconhecer um Chapéu Panamá Original
- 1.Etiqueta de Composição de Produção Equatoriana – Ao contrário do que o nome indica, o chapéu panamá original é fabricado no Equador, como Montecristi e Cuenca, e também em alguns locais da Colômbia.
- 2.São Feitos com Palha Toquilha – Matéria prima rara, encontrada no Equador, a palha toquilha traz leveza e conforto ao chapéu. Após a colheita, a palha toquilha é seca ao sol e então, desfiada a mão para finalmente ser cozida. Após este processo, é necessário aguardar 24 horas de secagem para começar a se transformar no famoso chapéu panamá.
- 3.Destaque Para Sua Trama Espiral – A trama da palha do chapéu panamá original é feita de forma espiral começando pelo centro do chapéu, vindo para as abas, sendo um dos maiores diferenciais em relação aos chapéus panamá similares, que possuem a trama feita por uma máquina, sem este efeito em espiral.
- 4.Quanto Mais Fina a Palha, Maior a Qualidade do Chapéu – Quanto mais fina a palha do chapéu panamá original, mais caro fica o modelo. Alguns modelos podem ser dobráveis para viagens, porém não recomendamos que esta prática seja adotada por um período longo, pois conforme a dobragem contínua, a palha vai enfraquecendo e se quebrando.
- 5.Fabricados Por Artesões – Feitos manualmente, as fibras ficam muito bem traçadas umas com as outras, de forma que não há o menor espaço entre elas.
O modelo tradicional normalmente é encontrado na cor marfim com a faixa preta e aba média. Mas com o passar do tempo, este modelo foi repaginado, hoje em dia há variação de abas, formatos e até mesmo cores.