Dicas de Como Usar Chapéu no Dia a Dia

Chapéu Palheta Masculino: Dicas de Looks!
10 de maio de 2019
Looks Com Gorro: Dicas Para Homem e Mulher
24 de maio de 2019

Dicas de Como Usar Chapéu no Dia a Dia

Avaliar postagem

 Dicas de Como Usar Chapéu no Dia a Dia

Houve uma época em que o chapéu era um acessório quase que indispensável no visual tanto de homens quanto de mulheres. Sinônimo de elegância e ao mesmo tempo estilo, o chapéu era previamente pensado para ser usado junto com a roupa. Especialmente entre as décadas de 20 e de 60, os chapéus viveram sua era de ouro. Para ocasiões mais formais, modelos como cartolas, chapéu fedora e pork pie combinavam com trajes mais sociais, enquanto que a leveza do dia-a-dia pedia modelos como o chapéu panamá e o chapéu palheta.

Se você ainda acha que usar chapéu é coisa do passado, melhor rever seus conceitos. Eis a boa notícia: eles voltaram com tudo! De estrelas pop da música a atores de televisão, os chapéus estão por toda parte e se incorporaram na cultura moderna como acessório que imprime estilo. Se você também acha a peça um charme mas não sabe como e nem quando usá-la, eis algumas dicas de como usar chapéu no dia-a-dia:

  • É Formal ou Não é? – Durante muito tempo o chapéu foi considerado um acessório formal, reservado a ocasiões mais especiais ou a pessoas com maior poder aquisitivo. Pois bem, isso caiu por terra! Hoje em dia as pessoas, especialmente os mais jovens, incorporaram o chapéu ao estilo urbano e informal. Dito isso, a primeira dica para o uso do chapéu é: enxergue-o como seu aliado de estilo. Não tenha medo de usar a peça por achar que ela não combina com você. Não é o chapéu que veste a pessoa, é a pessoa que veste o chapéu.
  • Descubra seu Estilo: existem diversos modelos de chapéu (Panamá, Fedora, Coco, Floppy, Pork Pie, Country, Clochê) – de tamanhos, tecidos e texturas diferentes. As cores também variam muito. Ao procurar um chapéu, analise com cuidado os modelos e escolha aquele que mais reflete quem você é. Se estiver na dúvida em relação a cor, serve aquela máxima: preto combina com tudo. Eis algumas dicas em relação a modelos:
    • Para um passeio ao ar livre num dia ensolarado, os modelos de palha (Panamá, Palhota) são uma ótima opção. Combinam com camisa de algodão, jeans ou linho e também são muito usados em ambientes praianos.
    • Os modelos Coco e Pork Pie lembram pequenas cartolas. São a cara do estilo urbano e por isso são muito usados para compor um estilo mais grunge. Podem ser usados para ir a festas, baladas, eventos musicais, tanto durante o dia quanto a noite. Combina muito bem com camisas de estampa xadrez e calça jeans. Por outro lado, também ficam ótimos com trajes mais sociais.
    • O modelo Fedora lembra um pouco o Pork Pie mas geralmente possui abas longas e retas (embora haja modelos de aba curta). A versão de abas longas é imponente, feita para chamar atenção. Por ser um acessório chamativo, combina muito com as roupas do outono e do inverno. Casacos, lenços, cachecóis, botas… tudo parece ficar ainda mais elegante quando o look é complementado com um desses chapéus. Pode ser usado para compor um look para ir ao trabalho, por exemplo.
  • Analise seu Rosto: se você tem um rosto pequeno e usa um Fedora, por exemplo, corre o risco de ser ofuscado pela peça. De modo similar, se você tem um rosto muito largo e usa um modelo Coco, as chances de errar são grandes. Não tenha medo de experimentar. Prove vários modelos de chapéu antes de escolher, sempre se atentando se você está vestindo a peça ou se é ela quem está te vestindo. Um chapéu precisa destacar seu rosto, não ofuscá-lo. Essa é uma dica valiosa de como usar chapéu no dia-a-dia.
  • Atente-se ao Local de Uso: por muitas décadas usar chapéu em ambientes fechados era considerado sinônimo de desrespeito. Com a resignificação do uso da peça, isso não chega mais a ser uma regra, mas cabe bom senso. Não adianta tentar criar um look com o uso de chapéu para ir trabalhar se sua empresa não permite tal coisa. O uso da peça em ambientes como restaurantes, cinemas e teatros também pode não ser uma boa pedida, especialmente se o modelo do chapéu for grande.
  • Aprenda a Enxergar Harmonicamente: o maior segredo tanto para acertar no uso do chapéu quanto do look é desenvolver um olhar que preza pela harmonia. O chapéu já é uma peça chamativa, por isso cabe evitar o uso de muitos acessórios, por exemplo. Além disso, a cor do chapéu também precisa ser levada em consideração ao harmonizá-lo com o look. Um chapéu claro com um look totalmente escuro irá atrair toda a atenção para a peça, assim como um chapéu escuro com uma roupa clara também irá evidenciar o chapéu. Se vai usar roupas pretas, que tal um chapéu marrom? Continuará harmônico sem o risco de ofuscar ou evidenciar demais o chapéu.
  • Use o Que te Faz Bem: se chapéus hoje em dia são sinônimo de estilo, muito disso se deve ao fato de que pessoas usam a peça porque isso diz algo sobre elas. A melhor dica possível de como usar chapéu no dia-a-dia é: deixe que o modelo de chapéu que você escolheu usar diga algo sobre você, algo que você queira que seja dito. Não tenha medo de incorporar o chapéu a sua vida, ele pode ser um ótimo aliado na busca por um estilo único que te defina.

Compra Online de Chapéus é na Chapéu 25

Acesse o site da Chapéu 25e confira diversos modelos de chapéu com preços em conta, material de qualidade e muito estilo. E não deixe de conferir muitas outras dicas de uso de modelos de chapéus no blog da Chapéus 25.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *