Curiosidades sobre chapéus
10 de janeiro de 2020
Dicas de passeios em São Paulo
21 de janeiro de 2020

Chapéus de filmes e séries

A moda e o cinema sempre estiveram muito ligados, existem muitos clássicos que ficaram famosos por conta do cinema. E alguns chapéus também foram imortalizados por causa de filmes e séries.

Charlie Chaplin e o chapéu Coco

Um dos personagens mais icônicos de Charlie Chaplin foi Carlitos. Bengala, terno e um chapéu coco (bowler ou derby, se preferir o inglês). A presença dele atravessou o século e sendo assim a peça segue vivendo no imaginário e na cabeça de muita gente.

Clint Eastwood no Velho Oeste

Os chapéus de Clint Eastwood eram feitos para emprestar dignidade, força, poder e o que mais fosse necessário aos seus personagens. Então, por causa disso virou um clássico desse estilo de filme.

Alex Delarge ( Laranja Mecânica)

Outro personagem que deixou o chapéu coco em alta foi Alex Delarge, o protagonista do filme Laranja Mecânica. O chapéu até então tinha como referência os personagens de Charlie Chaplin, sempre simpáticos e bons mas o cineasta Stanley Kubrick decidiu colocar esse chapéu no personagem para as pessoas verem que apesar de usar um chapéu “simpático” o personagem fazia coisas terríveis. Esse fatodeixava o ditado “as aparências enganam” bem real.

Breaking Bad e o pork pie

A serie Breaking Bad é um dos maiores sucessos dos últimos anos e junto com ela quem voltou a fazer sucesso também foi o chapéu Pork Pie, o modelo é usado pelo personagem Heisenberg (Walter White) em algumas cenas e assim ele ganhou visibilidade de novo.

Indiana Jones e seu chapéu brasileiro

Talvez esse seja um dos chapéus mais conhecidos, Indiana Jones não tirava seu modelo da cabeça e todos queriam um modelo igual. E talvez você não saiba, mas esse é um modelo fedora feito no Brasil, a empresa de Campinas responsável pela fabricação do modelo já confeccionou mais de 500mil unidades desde que o filme foi lançado.

Cartola Willy Wonka

Outra chapéu muito conhecido é a cartola usada pelo Willy Wonka no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.  A primeira aparição do personagem foi em 1971, com o ator Gene Wilder e anos mais tarde, em 2005 o personagem foi interpretado pelo ator Johnny Deep. As cartolas que até então eram super ligadas aos mágicos ganhou uma nova conotação.

Os modelos “gangster” de “O Podero Chefão”

“O Poderoso Chefão” é um dos maiores clássicos do cinema, o filme tem mais de 40 anos e ainda assim é muito famoso e adorado. O modelo de chapéu que aparece na trilogia é o Fedora Homburg, um fedora com as abas um pouco menores e levemente curvadas para cima.

Chapéu do Zorro

O Zorro foi um personagem criado em 1919 e desde então vários filmes foram feitos. Ele usa uma caracterização inconfundível, capa, mascara, espada e claro, um chapéu palheta.

Freddy Krueger e seu fedora

O vilão da serie  “A hora do Pesadelo” apareceu usando um modelo Fedora pela primeira vez em 1986. E desde então Freddy Krueger se tornou um dos maiores vilões dos filmes de terror e imortalizou o chapéu fedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *